Áreas de Ensino

Áreas de ensino

Os cursos se dividem nas seguintes áreas de ensino:

Teologia Sistemática

A Teologia Sistemática cristã é a área de estudos que, à luz da Bíblia, a Palavra de Deus,  apresenta uma descrição ordenada, racional e coerente da fé e das principais doutrinas cristãs. Ela reúne as informações extraídas da pesquisa teológica pautada nas Escrituras, e as organiza por assuntos para que possamos compreender melhor os fundamentos da fé em Cristo.

É na Teologia sistemática que estudamos, por exemplo: Quem é Deus, quem é Jesus, o que é a Bíblia, o que é salvação, quem é o Espírito Santo, entre vários outros assuntos. 

Neste sentido, portanto, estudar Teologia Sistemática, especialmente em nossos dias, onde a há tanto engano no meio cristão, é de grande importância. 

Teologia Bíblica

A Teologia Bíblica é a que estuda com detalhes versículos, capítulos e livros das Escrituras Sagradas, sem jamais perder de vista o todo. Ela nos ensina A NÃO LER A BÍBLIA DE MANEIRA ISOLADA, mas sempre atentando e meditando nas verdades de cada passagem, levando em consideração toda a história da redenção, ou do Evangelho, em toda Palavra de Deus.

Em resumo, Teologia Bíblica é ler cada versículo da Palavra de Deus tendo em foco “Toda Escritura” (2 Tm 3:16)

Teologia Prática

A Teologia Prática, como o próprio nome diz, é o estudo das Escrituras, a fim que seus ensinos sejam aplicados em nosso dia a dia. Em essência, é a doutrina da vida cristã. E sua base se fundamenta em como todas as doutrinas e princípios encontrados na Bíblia, devem afetar a maneira como vivemos no mundo, hoje, e para a glória de Deus.

Teologia Reformada

A Teologia Reformada é o segmento dentro do cristianismo, que mais visa a glória de Deus em sua intepretação das Escrituras. Apesar de o termo “reformada” advir da Reforma protestante no século XVI, sua origem remonta à Palavra de Deus escrita. Dentre as principais marcas da Teologia Reformada estão: Os 5 Solas, as Doutrinas da Graça, sua ênfase na soberania de Deus, na infalibilidade das Escrituras, na pecaminosidade humana e na centralidade e suficiência do Evangelho de Cristo.

Hoje, só no meio evangélico, existem muitas linhas teológicas equivocadas e nós cremos que a compreensão reformada da Bíblia é a resposta à estas distorções.

História da Igreja

O objetivo do módulo “História da Igreja” é bastante claro, como a própria expressão define. Nesta área procuramos estudar os dois mil anos da história da igreja no mundo. Começando com o Senhor Jesus, nos Evangelhos, seguindo as cartas, a Igreja primitiva, os primeiros cristãos após a era apostólica e seguindo até os dias atuais.

Estudar a história da igreja é fundamental para que vejamos Deus agindo no mundo, conheçamos os homens que Ele usou e, compreendamos as principais doutrinas cristãs, bem como denunciemos os inúmeros erros e heresias que têm surgido nestes 20 séculos de história.

Apologética

A palavra “apologia” vem do termo grego que significa “fazer uma defesa”. A Apologética Cristã é, portanto, a área de estudos que visa defender as principais doutrinas cristãs, bem como mostrar os erros que ocorrem no meio da Igreja. 

Jesus disse que “falsos profetas e mestres” sempre existiriam e, como vemos na maioria dos escritos do Novo Testamento, o falso ensino sempre ocorreu no meio da Igreja, bem como foi combatido. Assim, a Apologética Cristã tem como alvo, combater falsas religiões ensinos e profetas, apresentando o verdadeiro Deus e o verdadeiro Evangelho descritos somente nas Escrituras.

Panoramas do AT e NT

Neste módulo as aulas apresentarão uma visão ampla de cada livro da Bíblia, seus autores, datas, textos principais e objetivos. Essa área é uma das mais fundamentais e que fundamenta todas as demais. 

Conhecer toda a Escritura é de fundamental importância pois é por meio deste conhecimento que conseguimos visualizar todo o plano de redenção criado por Deus.

plugins premium WordPress